Gustavo Borges é formado em economia pela Universidade de Michigan, 4 vezes medalhista olímpico, 4 vezes recordista mundial e 19 vezes medalhista em jogos pan-americanos.
Atualmente, reside em São Paulo com sua família onde está à frente de todos os seus empreendimentos. É um dos sócios fundadores das Academias Gustavo Borges, de uma metodologia de ensino de natação que leva seu nome e está presente em mais de 430 academias espalhadas pelo Brasil, ministra Palestras Motivacionais a empresas e é comentarista esportivo da Rede Globo. Recentemente foi homenageado pelo “International Swimming Hall of Fame”.
Palestras:
1- Atitude de campeão
2- Brasil é um país sedentário
3- Estica e finaliza a braçada: ensinamentos de um sábio treinador
4- Olimpíadas de Barcelona-1992: quando o sonho se transforma em conquista
5- Nade até o fim: faça com excelência
6- oque forma uma equipe de alta performance
7- A semente do sonho impossível
A importância do sonho na vida de qualquer profissional abre a apresentação de Gustavo Borges. A seguir é colocado ao público o conceito de decisão para assumir as responsabilidades que a concretização do sonho exige: muito treino, sacrifício, definição de prioridades, superação e coragem. Um passo importantíssimo para qualquer resultado é exatamente tomar a decisão e se comprometer com o que você quer.
O próximo passo é a ação: é preciso atitude, disciplina, foco e força de vontade para encarar a rotina do dia-a-dia sem se desviar do objetivo. Como lidar com as pressões, com as derrotas e frustrações, como manter a humildade e não se acomodar nos momentos de vitórias, a importância do trabalho em equipe.
Gustavo então promove atividades de interação com o público e lembrando algumas passagens divertidas de sua vida.
A palestra segue com relatos da participação de Gustavo Borges em Olimpíadas. Exemplos que motivam o público e que deixam claro que o sucesso e a conquista de resultados só dependem de cada um de nós. Na última parte da palestra Borges fala de seu momento atual, de sua família e de sua realização pessoal. É quando é aberta a participação do público, que faz perguntas diretamente ao atleta.
1. A introdução reforça o conceito do sonho. Aos dez anos de idade, Gustavo descobriu seu sonho: ganhar uma medalha olímpica. O atleta reforça a importância do sonho na vida de qualquer profissional e explica como a definição clara de objetivos e metas – desde aquelas mais imediatas até as de longo prazo - é essencial para atingi-lo.
2. Na segunda parte, é colocado ao público o conceito de decisão. Definido seu sonho, é hora de assumir as responsabilidades que a concretização dele exige: muito treino, sacrifício, definição de prioridades, superação e coragem. É necessário ter-se bem claro o preço a ser pago para conquistar os objetivos e superar os limites. É essencial ser realista no momento de defini-los.
3. A palestra segue com atividades de interação com o público, onde Gustavo usa todo seu carisma e simpatia para comandar atividades lúdicas e motivadoras que, além de divertirem a audiência e criarem um clima de maior intimidade e descontração, servem como exemplos do que deve ou não ser seguido dentro de uma empresa quando o objetivo é o sucesso e a conquista de resultados.
4. Com o sonho definido, a decisão tomada e o planejamento traçado, é hora da ação. Na quarta parte da palestra, são abordados temas como atitude, disciplina, foco e força de vontade para encarar a rotina do dia-a-dia sem se desviar do objetivo. Como superar as pressões, lidar com as derrotas e frustrações e dar a volta por cima? Como manter a humildade e não se acomodar nos momentos de vitórias? O sucesso ao subir um degrau no caminho do objetivo deve ser celebrado, mas ele não garante o sucesso futuro. A importância do trabalho em equipe, do companheirismo e da responsabilidade de cada um para a realização de um grupo que tem uma meta comum.
5. Na última parte da palestra Borges finaliza com uma historia de conquista que foi marcante em sua carreira. Ele relata a participação nas Olimpíadas de 92 com os mínimos detalhes, levando os participantes pra dentro da piscina. Após este momento é aberta a participação do público, que tem então a oportunidade de fazer perguntas diretamente ao atleta.