Maílson da Nóbrega, paraibano de Cruz do Espírito Santo, economista, consultor, foi ministro da Fazenda no período 1988/1990, depois de longa carreira no Banco do Brasil e no setor público. Presidiu o Conselho Monetário Nacional e o Confaz. Foi Diretor-Executivo do European Brazilian Bank, Eurobraz, em Londres. Representou o Brasil no Board de Governadores do Banco Mundial, do Fundo Monetário Internacional e do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Foi membro ou chefe de delegações oficiais em reuniões internacionais. Realizou viagens de estudo sobre os mecanismos de financiamento à agricultura nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, França e Japão. Tem seis livros publicados, inclusive sua autobiografia. Foi eleito Economista do Ano de 2013 pela Ordem dos Economistas do Brasil. Foi colunista do Estadão e da Folha de São Paulo. Atualmente, é colunista da Revista Veja. Mantém um blog na Veja online.
Consultor Técnico e Chefe da Divisão de Análise de Projetos do Banco do Brasil;
Chefe da Coordenadoria de Assuntos Econômicos do Ministério da Indústria e do Comércio;
Secretário Geral do Ministério da Fazenda.
Como ministro, presidiu vários orgãos, entre os quais o Conselho Monetário Nacional e o CONFAZ.
Chefe da Delegação Brasileira na negociação do acordo bilateral Brasil/Japão no âmbito do Clube de Paris; Membro do Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre um Código de Conduta para as Empresas Transnacionais.
Temas de palestras
Perspectivas da Economia Brasileira
O palestrante Mailson da Nóbrega inclui uma análise da conjuntura, com projeção de desempenho dos principais indicadores macroeconômicos. Em seguida, mostra as conquistas do Brasil e os avanços institucionais das últimas décadas, que permitem formar uma visão otimista sobre o futuro da economia brasileira. Ao mesmo tempo, indica os fatores de risco que podem frustrar essa expectativa positiva, os quais são, felizmente, de baixa probabilidade de ocorrência.