Comunicólogo e escritor, Renato Meirelles é Presidente do Instituto de Pesquisa Locomotiva. Foi fundador e presidente do Data Favela e do Data Popular, onde conduziu centenas de estudos sobre o comportamento do consumidor brasileiro. Em 2012, Renato fez parte da comissão que estudou a nova Classe Média Brasileira, na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República – SAE.
Considerado um dos maiores especialistas em consumo e opinião pública do país, foi colaborador do livro “Varejo para Baixa Renda”, publicado pela Fundação Getúlio Vargas e autor dos livros “Guia para enfrentar situações novas sem medo” e “Um País Chamado Favela”. Renato também é colunista da revista Brasileiros e da Exame.com.
Temas atualmente mais abordados nas palestras:
Comportamento e consumo
• Posse de bens;
• Demandas de consumo para 2018 (intenção de compra dos brasileiros e mensuração dos mercados estudados);
• Comportamento de compra dos brasileiros (importância de marca, preço e qualidade)
• Cenário atual e expectativa do brasileiro
• Momento de vida dos brasileiros;
• Avaliação da situação financeira pessoal;
• Grau de dificuldade de pagar as contas;
• Percepção da crise e seus impactos na vida pessoal;
• Atitudes tomadas pelos brasileiros para lidar com a crise:
• Cortes no orçamento
• Renda extra
• Expectativas para 2018;
• Empreendedorismo.
• Oportunidades para o mercado brasileiro
CENÁRIO POLÍTICO E EXPECTATIVA DOS
BRASILEIROS QUANTO AOS RUMOS DO PAÍS
• Transformações recentes no país;
• Momento de vida dos brasileiros
• Percepção sob a crise econômica e impactos na vida pessoal
• Situação política e seus desdobramentos
• Satisfação com a vida privada x esfera pública
• Crise de representatividade e de perspectiva
• Expectativa em relação ao futuro do país e da vida pessoal
• Avaliação dos serviços públicos
• Percepção sobre as cargas tributárias
• Participação cidadã e o papel do empresariado